8 de jul. de 2014

SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR

Ser campeão é um desejo que segue a humanidade, pois todos querem um resultado positivo após cada batalha. Mas, o que é ser campão em uma competição como a Copa do Mundo? É apenas levantar a taça ao final da competição? Sem dúvida não é apenas isso. Nossa seleção foi guerreira, nos deu orgulho, fez surgir dentro de cada brasileiro um patriotismo único e mostrou que juntos, somos mais que um só, somos uma nação que sabe ser feliz, hospitaleira e que quando quer não tem para ninguém.

A derrota para a Alemanha não tirou o brilho da seleção brasileira, mas vez surgir de forma imediata que o Brasil está cheio de patriotas temporários. Enquanto as vitórias estavam chegando, sentia orgulho em cantar o hino nacional, em ser brasileiro, em sediar a copa das copas, adoravam os feriados e tudo era festa. Mas, foi só a derrota aparecer que começaram as críticas e as expressões de vergonha.
Perder o jogo para a Alemanha, sem dúvida dói dentro de cada um que acreditava no sonho de sermos pela sexta vez campões do mundo. Perder, talvez não da forma como aconteceu, faz parte! Não podemos esquecer que aqui estiveram os melhores times do mundo e muitos foram embora logo no início. Nossa seleção está entre as 4 melhores do planeta e isso deve ser motivo de orgulho. Nenhum outro país esteve mais que o Brasil no lugar mais alto do pódio. Essa taça que muitas nações sonham em levantar pela primeira vez, já levantamos cinco vezes.
Não estaremos na final, não levantaremos o troféu do hexa, mas já somos campões. Sediamos a copa das copas, demos um verdadeiro show nos estádios cantando o hino nacional, recebemos todos com alegria. Ser campeão não é apenas vencer todos dentro de campo, mas ser exemplos para muitos fora de campo também. Nossos jogadores são reconhecidos e adorados mundialmente e nós devemos ser brasileiros de verdade nas vitórias e nas derrotas. Devemos nos orgulhar de gestos marcantes, como o de David Luiz consolando o jovem jogador colombiano James Rodrigues. Devemos nos exemplar em fazer o melhor pelo nosso país mesmo nos momentos difíceis, assim como fizeram os japoneses, que ganhando ou perdendo ajudaram garis a juntar os lixos dos estádios, após os jogos.  Devemos transmitir ao mundo a paz, a união e que também sabemos perder e que o amor pela nossa seleção é maior que um jogo, uma derrota, uma taça do mundo.

Aos patriotas temporários, ainda precisamos de educação, saúde, segurança e resolver todos os problemas de um país em desenvolvimento, mas a realização da copa não aumentou nem diminuiu os problemas já correntes no país e a seleção que cuidará disso não é a que esteve em campo levando alegrias a 200 milhões de brasileiros e mostrando ao mundo as belezas do país do futebol. Aliás, quem escala a seleção que cuida dos problemas do Brasil é cada um dos cidadãos brasileiros e isso é feito a cada dois anos e está chegando a hora de escalar o seu time.

Um comentário:

Edivan disse...

muito bom, isso é verdade.