26 de out. de 2007

A PRESSA

"Caminhai placidamente entre o ruido e a pressa. Lembra-te, a paz pode residir no silêncio". Esta frase relata muito bem o que a maioria de nós alunos da Uab-Unb, estamos passando. O início das aulas trouxe o desespero a muita gente. Entrar na internet, e estudar em um ambiente completamente desconhecido é um quebra-cabeça para muitos alunos.
Nessa nova caminhada, muitos querem ir rápido de mais, e não sabem para onde estão indo... O texto abaixo faz parte da realidade, e também serve de reflexão, para que a pressa não nos atrapalhe nesta estrada que nos levará a realização de nossos sonhos...

"O que se procura quando se joga futebol? Ganhar a partida ou jogar futebol? Os que perderam, desperdiçaram o seu fim?(...) Quando vamos ao cinema, qual é o fim? É, por acaso, só esperar que termine o filme? Precisamente esta idéia do fim exterior ao que ser faz foi extremamente prejudicial à educação. O fim exterior e remoto deu, sempre, muita pressa em terminar. Na aula se deseja terminar a hora de aula, depois terminar o trimestre, terminar o ano, terminar o curso. A única meta é terminar e assim se desperdiça a vida. É como se vivêssemos só para morrer. O fim da vida é ela mesma, não o seu término ou terminação alheia a ela. O fim da vida é o que fazemos com ela e nela".